Wednesday, March 7, 2007

Delhi – Uma cidade grande

Cheguei antes de ontem, dia 5 de Março, a Delhi. Vinha sem qualquer sítio marcado para dormir, ia ficar até dia 21, mais coisa menos coisa. O meu primeiro destino foi a Embaixada de Portugal em Delhi. Receberam-me muito bem, vinha recomendada pela minha Mãe, claro. Ajudaram-me logo a encontrar onde ficar a dormir. Uma Guest House muito simpática - Family Inn, numa zona comercial e central.
Ontem, dia 6, tinha uma reunião marcada na Embaixada da União Europeia, mas só às duas e meia da tarde. Até lá pensei, vou explorar a cidade. Pego no meu guia completo da Cidade, que me deram na Guest House, e vou ver o que há para ver.

Começo por tentar apanhar um autocarro para Sunder Nagar, a rua onde ficam os escritórios da embaixada da UE, para reconhecer território. Depois de 20 minutos a tentar apanhar autocarro desisto e apanho um desses táxis motas. A “paragem” de autocarro, (ponho entre aspas porque se aquilo é uma paragem, eu sou um triciclo) só se percebe que o é porque estão milhões de pessoas paradas à beira da estrada especados à espera de algo, rapidamente percebo que é do autocarro. Mas sem qualquer regra, o autocarro, podre de velho, chega e sai de lá de dentro o tipo a gritar qual o destino daquele autocarro, e as pessoas entram no que lhes interessa. Ora, eu, como percebo bastante pouco ou mesmo nada das línguas deste país, grito, tal como é suposto fazer pelo que percebi, o nome da rua para onde quero ir, e ele logo me diz sim ou não. Depois de mil gritos por Sundar Nagar, desisto, vejo que nenhum autocarro vai para aquela rua. Meto-me então num táxi mota. Que pânico… O transito nesta cidade é o caos. Se já era em Calcutá, aqui é o mesmo mas em ponto grande. Buzinas são uma constante. Regras não existem. Seja um carro, uma bicicleta, um autocarro ou uma mota, a vontade de chegar é a mesma. Põe-se nos buracos entre cada veículo como se fossem pessoas que tentam furar a multidão num concerto para chegar ao pé do palco… É impressionante. E eu, dentro daquele cubículo com o credo na boca, a pensar quando é que nos esmagam… Enfim, ao fim do terceiro táxi mota que apanho, já nem ligo, até tiro fotografias em andamento. Nada vai acontecer.


As tentativas de enganar o “idiota” do turista estão em cada palavra que trocamos com eles. Eu também bem que estava mascarada de turista, mochila às costas, olhar abismado para tudo, como se fosse a primeira estada no planeta Terra, enfim, punha-me a jeito. Mas mesmo assim com ar de turista ou não somos claramente estrangeiros, e como tal alvo de tentativa de tirar mais uns trocos hoje… Quando saí do Bahai´s Temple, uma das minhas visitas de hoje, tenho logo trezentos indianos à minha volta a oferecer táxi mota. Eu digo que não, achei que era desta que apanhava um autocarro. Bom, ok, deixa perguntar o preço. Lá consigo o preço mais baixo de todos, 30 INR (50 INR são 1 Euro). Mas este preço tinha uma condição, se parássemos 5 minutos para fazer uma compra qualquer que ele queria. Achei eu que era isto, naquele inglês meio torto e com pronúncia Borat que eles todos têm. Ficou então combinado, paramos na loja que tu queres. Quando dou por mim estava numa mega loja, tipo El Corte Inglês Indiano, cheio de elefantezinhos e budas de marfim, ou saris de todas as cores e tecidos, e ainda um andar de tapetes para parede ou chão, como ele me dizia, e com o indiano do táxi mota atrás de mim à espera que eu comprasse alguma coisa, e ainda me fazia sugestões. Quer dizer… ali trabalha um amigo qualquer, ou ele tem lá uma quota, ou seja o que for, mas levou-me de boa… parvo. Bom, quando percebi o que se passava, fiz-me de parva como quem está mesmo interessada na loja, e ainda fiz um dos homens mostrar-me alguns tapetes e tal. No fim disse ao taxista, “bela loja, acho que vou voltar, mas agora vamos que estou com uma certa pressa”. Lá fomos.

Ao fim do dia, quando vinha para casa, consegui apanhar um autocarro!! Vitória. São irreais.

Delhi, para já, é uma cidade sem grande encanto. A luta vai ser viver um dia a dia nesta verdadeira selva, neste trânsito maluco a tentar chegar aos destinos da melhor maneira.

Notas finais:

1. Visitas:

India Gate – é um clássico, fica sempre bem, e vale a pena ver.

Bahai´s Temple – religião antiga e tem por lema “The earth is but one country and mankind its citizens”. Tem uma arquitectura interessante.
















2. Para fazer tempo para a reunião fui ao Jardim Zoológico, ahah! Era lá ao lado… Enfim, nada a dizer. Igual ao de Lisboa. Um casal de Indianos de Cachemira de férias em Delhi meteu conversa comigo e fizemos o tour juntos. Muito simpáticos.

Beijinhos.


Até logo.

9 comments:

Rita said...

Olá Rita,

Nada melhor que começar o dia a ler as tuas mais recentes aventuras! Fartei-me de rir!!!
Continua a divertir-te e boa sorte com os autocarros! ;)
Bjs,
Rita Aparício

lee said...

Deli ciosa descrição!

Bjs azuis

Lee

nhã said...

Rita

Como deves imaginar, as noticias das tuas aventuras já chegaram mesmo a esta tia expatriada e morta de inveja desta tua experiência.

Vou continuar a acompanhar e divulgar o teu blog.

bjs e que tudo continue a correr bem.
nhã

MRA said...

Rita
Gostei de ver como enganaste o taxista e te livraste de comprar uma tonelada de budas. Não há razão para nos preocuparmos … estás em casa.

sunta said...

Bem... Isssspectacular!!!!! Ganda Ritinha!!! Que sonho!!! Continuarei a acompanhar... Ganda arranque de Tese/Viagem!!!!

Beijinho muita grande às duas!!
sunta

Tiago Cabral said...

A Rita Andrade sempre em grande.

E que tal a cerveja por aí? diz que a Cobra não é má.

PS- Esta caixa de comentários começa a parecer uma estranha mistura de reunião de familia com Santa Cruz...

Mary said...

LOL...Tuga que é tuga não se deixa enganar ;)"bela loja mas agora vamos andando que eu estou com pressa!"
bjs e continua a mandar post(ais)s
Mary

fisioterapeuta conceição said...

Querida sobrinha Rita:
Que bom as tuas descrições por onde passas, parece que estamos contigo.
As Vacas as cervejolas as fotos o cinema fantastico,tudo .........lindo
Por aqui vai-se andando...... Mil beijinhos tia Conceição

Anonymous said...

ola rita!vais ser a nossa salvação!!!somos escuteiros do porto e keriamos ir à india.ja andamos a pesquisar tudo o quanto é sitio e nao conseguimos saber os custos das viagens entre algumas cidades,tais como:Nova Delhi, Agra,Jaipur e Varanasi.quanto custam as viagens de autocarro la?e os comboios?penso k autocarros sao mais baratos né?sabes se existe algum trajecto que se possa fazer de comboio entre as principais cidades??toda a informaçao era preciosa.esperamos mesmo que nos consigas ajudar!!!vamos visitando teu blog..beijinho.