Saturday, May 19, 2007

Hello Teacher!

Mergulhada nos textos de computador no colo, no dia da chegada a Siem Riep, nem reparei que 4 concentrados e silenciosos olhos me observavam. Instantes passados a intensa atenção destas empregadas da Guest House fez-me nota-las e o meu olhar surpreso, e até talvez um pouco agressivo, perguntou-lhes que queriam.
Aprender, só queremos aprender, não te preocupes e continua…
Mas a concentração dilui-se no seu interesse e passou para o que quereriam elas assimilar dos meus textos em português, já que era inglês o seu objectivo. Explorei mais um pouco essa necessidade de aprendizagem, que me encantou desde do primeiro momento. As famílias numerosas impediram-nas de continuar os estudos, obrigando-as a procurar como ajudar no sustento dos mais novos. Há um ano que deixaram a escola, e vêem nos turistas que por ali passam uma oportunidade de não deixar escapar os conhecimentos adquiridos nesses bons velhos tempos. Acabei por também ser “caçada”. A vontade de sair dali, de encontrar melhor futuro existe. A consciência que há um mundo lá fora com melhores oportunidades é algo que lhes traz curiosidade e sede de saber. Combinámos então uma hora para o dia seguinte e a felicidade daqueles sorrisos fez-me sentir a pessoa mais útil daquele momento. Desde daí que em cada cruzar de olhares, ouvia um enorme e comovente Hello Teacher! Havia uma razão forte, uma motivação grande que me fazia querer ficar em Siem Riep mais uns dias. Nos intervalos dos textos, quando batia a 1h no relógio, já se ouvia um let’s go students e seguia-se a correria à mesa de trabalho prontas para mais uma lição. Providas de um pequeno livro de exercícios que terá sido usado por várias gerações, uma folha de papel e uma caneta, passávamos ali um par de horas, longe de tudo e de todos, aproveitando ao máximo o tempo de descanso da azafama dos pedidos, a treinar e tentar evoluir na língua estrangeira. Havia ainda um pequeno dicionário de Inlgês-Cambodjano, que, com elas, me ajudava a confirmar o soletrar das palavras. O meu não tão evoluído mas esforçadamente rigoroso inglês, com a ajuda do material, do empenho destas tão dedicadas alunas e do meu gosto por ensinar, era suficiente para ocuparmos as nossas horas de almoço e trazer algo de novo ao inglês destas jovens, e no fundo ao meu… o encanto de ensinar, ou melhor dizendo, do ajudar a aprender está no que também eu própria ganho de novo. A simpatia de Srey Nom e de Lay Siak contagiou-me, fazendo quase prometer-lhes que voltava ao Cambodja, antes de passados 3 anos, prazo que estipularam nas suas vidas para amealhar o preciso para voltar à escola.

O que mais me impressionou nestas jovens de 19 anos, foi a percepção do que a vida lhes pode trazer com um pouco mais de conhecimento. Elas sabem que o inglês é o primeiro passo para o sucesso, mas que além disso há mais para aprender, para estudar, querem apanhar o primeiro comboio para um curso, cujo bilhete é pago em inglês. Arrisco dizer que um trabalho como este, em que o contacto com estrangeiros é constante, possa ter sido um dos emissores dessa noção. A motivação é enorme, e basta um empurrãozinho de visitantes pacientes, para que estas sonhadoras consigam ter uma oportunidade de escolha, que todos merecem, que a todos desejo, como eu tive.


A despedida foi calorosa. Havia conhecimento suficiente para se desfazerem em obrigadas e no quanto tinha sido bom para elas aquelas aulas, aquela amizade. Vou contente, com nostalgia, aguardando ansiosamente noticias por aquele tão entusiasticamente trocado endereço de email.


Até logo.

11 comments:

Ele said...

que maravilha...

lee said...

Rita!

Que máximo!

Hi teacher! :)

mt bjsss

teresinha said...

aposto que continuas a fazer imensas caretas! eu tambem!
que saudades!!

beijinhos

teresinha

Anonymous said...

Isto só acontece aos outros...estou que nem posso! Ia jurar que quem aprendeu mais com esta experiencia toda foi mesmo a "Teacher"
Keep going Miss Croft

MRA said...

Tanta Rita neste texto e experiência...tenho tantas saudades... das caretas também...

Anonymous said...

Olá.
Atão e gajos?
Os gajos não querem aprender?

constipado said...

Ritinha.
Já tinha lido mas não deu nem dá para comentários. Continuo a gostar e curiosamente a não ter saudades.
bjs

Anonymous said...

rita, apetece-me ouvir-te ao vivo no meu quintal a beber uma cervejinha numa noite quente... n te escapas, mal posso esperar.
beijos
Rita SF

Anonymous said...

Estou completamente roída de inveja.
Patricia

Anonymous said...

sou amiga d amariana costenla, chamo-me.
passadas as apresentações, numa destas muitas noies que temos passado juntas ela falou-me do teu blog e o devia visitar e ler o teu 'diário de bordo'. Pois aqui estou eu, e não consegui ficar indiferente, daí este meu post.
Que maravilha, que experiência...
Fantástico, muitos parabéns e obrigada por estes momentos.
Desejo-te continuação de uma optima viagem. Parabéns!!!

Anonymous said...

falhou o nome....chamo-me ana.