Thursday, September 13, 2007

Um dia diferente

Quando o despertador tocou já eu estava à espera. Acordara antes dele. Será a idade? Seria sono a menos? Terá sido a ânsia de viver este dia que começara, por ser diferente? Qual fosse a razão ainda não eram 8h e eu já estava pronta para o mundo. Pela manhã gelada entrei à procura de um café forte e quente que completasse a genica e vontade de viver aquele dia. Saí atrás dos conselhos de Jeffrey sobre o que ver de interessante em Nelson. Até às 5 da tarde teria tempo para descobrir a cidade e viver o dia como me apetecesse, seguindo o instinto e o desejo a cada minuto. Sentia-me livre, não por estar sozinha, mas por estar bem, bem disposta, com um sorriso que cumprimentava toda a gente que o cruzava. Estava feliz. No ponto do globo mais longe possível do meu país, sentia uma proximidade de me fazer esquecer que estava nos antípodas.

Em Timor, Rebecca, quando soube que eu vinha a Nova Zelândia pôs-me em contacto com o seu irmão que vive em Nelson. Jeffrey, quando soube que eu ia passar perto da sua morada ofereceu-me estadia. Liguei-lhe durante o dia da viagem. A recepção foi a melhor, como quem esperava o meu telefonema há dias. Combinámos então encontrarmo-nos num desses cafés de uma cadeia americana espalhados pelo mundo às 5 da tarde do dia seguinte, dia 12 de Setembro.

A expectativa de pensar que não jantava sozinha neste dia ajudou a pregar o tal sorriso cumprimentador... Mas nada me podia abalar naquele dia. Podia passa-lo sentada num café colorido e simpático do Queens Garden a tirar fotografias a objectos, ou a tentar aparecer na minha própria câmara, que não me importava... podia perder horas a procurar como vai acabar a historio da Inés Suárez... podia partir a pé até à catedral que dá a Nelson o título de cidade... podia devanear pelas ruas de prédios às cores sem rumo... podia tudo... podia o que quisesse.
Neste dia do ano, que para uns é indiferente, para outros é só mais um, mas que para mim é especial, sinto-me capaz de abraçar o mundo distribuindo alegria, esteja onde estiver. O desafio de o passar sozinha numa terra desconhecida longe de quem mais pode partilhar essa alegria comigo era um obstáculo que antevira e por isso estava bem preparada para o atacar de frente, disposta a espalhar essa mesma alegria pelo desconhecido! Talvez fora esse o meu verdadeiro despertador nesse dia.

Um bocado antes das 5h, prezando a pontualidade, principalmente por quem não conhecia, lá estava eu a tomar café na companhia do fiel amigo livro, esperando impacientemente que o tempo andasse até à hora marada. Jeffrey chegou! Antes de um olá ouvi uns parabéns! Que simpatia contagiante aquela! O meu sorriso aumentou saindo da cara. Eu estava contente por falar com alguém que rapidamente passou a conhecido e ele estava contente por partilhar este dia comigo... Com uma simplicidade genuína incluí-me no jantar que programara antes de saber da minha chegada, como se eu fizesse parte do grupo desde do inicio. A cada pessoa que chegava apresentava-me, com orgulho, como sua hóspede! Mais em casa era impossível sentir-me. Mais do que o conforto de um quarto enorme e quente só para mim, uma cama feita, numa quinta nos arredores de Nelson onde o único som é o da natureza, assim como a vista, foi a hospitalidade familiar e autêntica com que me recebeu o casal Jeffrey e Lynne!

Foi o dia 12 de Setembro mais comprido da minha vida. A presença constante dos meus, através das variadas tecnologias de comunicação preencheu mais do que 24 horas... O contacto constante com casa preencheu este dia melhor que nunca, não fosse esse contacto o principal culpado por tornar este dia tão especial.
Obrigada! :)

Até sempre

8 comments:

Anonymous said...

obrigada eu!

bjs LEE

vasques said...

Ritinha,

Que excelente dia, fiquei muito contente pelo teu testemunho no teu dia de anos.
Estou parva da maneira como escreves...apetece sempre ler mais.

Continua Assim sempre bem disposta.

Beijinhos
Carmo

constipado said...

Cada vez gosto mais.

Bjs

Anonymous said...

Ritinha
Muitos parabéns atrazados mas não esquecidos.
Beijinhos Zizi

Anonymous said...

Rita,
Quando li "às 5 da tarde do dia seguinte, dia 12 de Setembro." Fez clik!!! MUITOS PARABÉNS!!!
Tenho acompanhado a tua viagem e fiquei contente por saber que o teu dia, tal como tu o descreveste foi um dia tão especial.
Gd beijo,
Ana Camões

Anonymous said...

muitos parabéns rita!
tenho seguido à risca a viagem e fico muito contente por tudo estar a correr tão bem! delicio-me com cada post...
muitos beijinhos
ana camarate gf

RSF said...

fico contente por saber que estás curiosa com o destino da Inês Suarez...
Que saudades da NZ!
O Gonçalo tb passou aí os anos sozinho e tb tem memórias fortes desse dia, mas num registo diferente... um dia conto-te.
Um bj enorme e continua-me a mostrar o mundo sff
RSF

Mary said...

Às vezes quanto mais longe estamos mais perto nos sentimos;) mesmo assim mal posso esperar pelo Natal :D
obrigada por nos incluires no teu dia! (foto "do best!" - até parece que estamos na mesma mesa de café)
bjs
Ga-mary