Wednesday, September 5, 2007

Saudades de Timor

Foram as 5 semanas mais rápidas de sempre. Nem o dinamismo e a diversidade dos acontecimentos atenuaram a corrida do tempo, ou talvez esses fossem a razão da sua pressa. Quando dei por mim estava a embarcar no avião em direcção a Darwin, estava a ir embora de Dili, da BELUN, de Timor. As paragens mais longas deixam mais nostalgia, tornam a partida difícil pelas quase raízes que se criam. E mais uma vez, para mim sair foi doloroso mas agora muito por culpa do trabalho. A BELUN ofereceu-me uma oportunidade quase única. Juntei-me à equipa sentido desde logo fazer parte dela como qualquer outro membro, desfrutando como qualquer um deles do companheirismo e respeito que invade toda a organização.
A oportunidade de trabalhar na BELUN foi a melhor. Rebecca recebeu-me de braços abertos, integrando-me desde logo em todo o processo. Foi um privilégio para mim poder trabalhar com Rebecca, e o incremento que isso trouxe à minha pesquisa deixou a vontade de continuar aqui, de não seguir viagem. Um mês é pouco para construir ou desenvolver seja o que for... Trabalhar com a BELUN foi produtivo, foi enriquecedor. Pude ver não só como se trabalha em equipa, mas também como é possível construir algo e caminhar no sentido do desenvolvimento de uma nação que tanto precisa de ser guiada e ajudada em direcção ao seu próprio sustento. A equipa da BELUN é constituída essencialmente por timorenses, que se dedicam a cem por cento à causa que têm em mãos. Foi muito bom conhece-los a todos e trabalhar com eles. No dia da minha saída, a despedida foi a melhor. Umas palavras de agradecimento em ambas as direcções e um presentinho típico da terra à boa maneira timorense, comoveu-me por dentro. A vontade de ficar era cada vez maior...

A vida na cidade de Dili já me era completamente familiar. As sensações de medo ao inicio desapareceram como que no nevoeiro de uma rotina que criei. Sem dar por isso já vivia totalmente habituada àquela tão diferente paz. Já fazia daquela a minha cidade. Era bem capaz de morar e Dili por uns tempos, impressão que poucos ou mesmo nenhum sitio me causou. Mesmo com a limitada mobilidade, que acabava por não ser tanta assim pelos amigos que já criara e pelo à vontade que já sentira, via-me a viver ali tranquilamente.

Venho-me embora deixando amigos, uma rotina a que me acostumei, sítios que não visitei, oportunidades que se diluíram naquela certeza de que ainda hei-de lá ir pela longa estada que me espera, e quando dou por mim o tempo acabou e a vontade de seguir não apareceu.
Mas a vida continua, assim como esta viagem. Há ainda muito para fazer na rota dos 360. Há outros locais que me esperam para a pesquisa, com visitas ou trabalho. Há lugares que nunca vi, que nunca visitei, que tanto têm para mostrar... Sigo agora para mais uma etapa com todo o empenho, não esquecendo Timor e a vontade de lá voltar...


Até logo.

6 comments:

constipado said...

Vou telefonar à avó que tambem já tem o seu ciberpapelaria para lhe imprimirem os escritos. Gosto cada vez mais deles. bjs

Anonymous said...

Derrepente viajei até aos 16 anos, em que o fim das ferias passadas em milfontes me traziam essa agonia, com a diferença de que milfontes estava já ali ao lado. Nem era tanto pelo sitio mas sim pelas pessoas que encontrava ali! Espero que a distancia não dificulte a tua vontade do reencontro, não ha melhor do que voltar a "casa"! Mesmo quando não é a nossa!
Obrigada por esta "viagem".
Bjos

RSF said...

quando partes para a minha New Zeland... manda-lhe saudades minhas pode ser?
Bjs
Rita SF

Anonymous said...

Ouvi rumores que querias ficar em Timor e vim logo actualizar-me ao blogue!... Ufa! Que susto! Tu não atrases a tua vinda que eu já não aguento de saudades...

Beijinhos
Ana e famelga

Unknown said...

Olá que saudades. Com 3 semanas em Mil Fontes perdi o hábito de te vir visitar, mas já estava cheia de saudades. Que bom que é ler as tuas aventuras. fico sempre a morrer de inveja,qualquer dia digo que vou comprar cigarros, deixo marido e filha, e tb vou mundo fora!!!
Um grande beijinho
Joana BPV

Anonymous said...

Mais uma viagem... Na companhia das tua palavras! OBG!
BJSS

P.S. subscrevo o comentário da ana!!lool :)

Madalena